Ijuí - Um dia para a história Olímpica

05/07/2016 8h59

Ijuí - Um dia para a história Olímpica

(Foto: Rio2016 - André Mourão)

Privilégio de poucas cidades no país, Ijuí teve nessa segunda, 4,  seu dia marcado na história olímpica mundial.

Desde a antiguidade grega, onde homens em guerra interrompiam suas lutas para reverenciar os "Deuses do Olimpo" a simbologia do fogo serve de motivo de festa aos povos.

A Tocha Olímpica era mantida em altares nas cidades helênicas representando a busca pela "pureza, razão e paz". Assim, é no Rio Grande do Sul, a chama crioula. A qual reverenciamos na Semana Farroupilha, colhida a partir da centelha da "pira da pátria" é também nossa "tocha olímpica".

Buscamos todo ano, durante as festividades de 20 de Setembro, os valores gaúchos e regionais, nossas origens "razões e a paz".

Dele - do fogo - nascido do sol (a tocha a primeira vez que acesa na Grécia foi através de Raios de sol refletidos por um espelho) – são criadas boa parte de nossas músicas em temáticas vinculadas a vida do campo e as lides do povo Gaúcho.

A "Colmeia do Trabalho", cidade nascida a partir das diversas raízes de imigrantes europeus e do homem mesclado (índio-português-espanhol-afro) que formaram o Brasil, merece esse lugar de destaque.

É um município que desde cedo homenageou as tradições. Fez seu centro de tradições mais antigo do Estado. Criou gerações de pessoas vinculadas ao amor a terra.

Por isso, a "chama olímpica" que será conduzida por munícipes merecedores da honra foi uma bela iniciativa do Município de Ijuí através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Este evento ficará marcado na comunidade para toda a vida.

O nome de nossa cidade, desde a notícia da passagem da "tocha olímpica" foi elevado ao mais alto conceito e por todos os meios de comunicação do país.

Somos parte da história olímpica, definitivamente.

O espírito dos jogos olímpicos não é somente a competição. É acima de tudo a participação e uma oportunidade de mostrar que apesar do momento ruim no qual estamos mergulhador o nosso conceito de nação permanece hígido.

É através do esporte que milhões de crianças pelo mundo deixam de seguir por caminhos as vezes obscuros e são elevadas a condição de heróis pela prática esportiva.

A Associação Cultural Canto de Luz - ACCAL parabeniza aos organizadores da vinda deste belo símbolo mundial e também aos admiradores do "Espírito Olímpico".

São merecedores de nossa reverência.

Ijuí(RS), 4 de julho de 2016.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CANTO DE LUZ - ACCAL

"A música e o espirito olímpico nos une."


Últimas notícias

Festival Nativista Canto de Luz - 12ª edição

Música Marca e Sinal é a grande vencedora do 12º Canto de Luz


Festival Nativista Canto de Luz - 12ª edição

Lamparina premia melhores intérpretes da 8ª edição


Festival Nativista Canto de Luz - 12ª edição

Conheça os finalistas da 12ª edição do Canto de Luz


Edições Anteriores

Mais informações

O Festival Nativista Canto de Luz é um evento realizado pela Prefeitura de Ijuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Cultural Canto de Luz, com apoio das forças vivas da comunidade.

Local: Sociedade Ginástica Ijuí – SOGI, Ijuí (RS)

E-mail:

Fone: (55) 3331-8200

© Todos os direitos reservados, 2024. Login

Votação do público está aberta!

Participe da nossa votação online !