Conheça a história no nome do Festival Canto de Luz

24/11/2017 10h21

Conheça a história no nome do Festival Canto de Luz

O Festival Nativista Canto de Luz teve sua primeira edição no ano de 2012. A ideia da criação do evento nasceu dentro do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), quando da gestão do então presidente Carlos Alberto Dahmer. Desta forma, se vinculou o festival a história da energia em Ijuí, por isso a denominação "Canto de Luz".

Atualmente o Festival é promovido pela Prefeitura de Ijuí e pela Associação Cultural Canto de Luz (Accal). O presidente da Associação, Vinícios Hoch, que atua na organização do evento desde a primeira edição, ressalta que "a história da geração de energia em Ijuí é muito rica e se confunde com a história do município. Por isso a relevância de termos um festival de música nativista com esse nome".

Durante a 6ª edição do Festival, que acontece até este sábado, 25 de novembro, o público pode conferir a Exposição "Fragmentos da Memória da Energia em Ijuí”. A exposição foi organizada com o objetivo de apresentar, por meio de fotografias, aspectos históricos da Usina Velha (Usina da Sede), em operação desde 1923 e da Usina do Passo do Ajuricaba, inaugurada em 19 de outubro de 1959.

Conheça a história no nome do Festival Canto de Luz

A exposição é uma realização do Demei, da Accal e do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), e é uma releitura de exposição homônima organizada em 1998, por solicitação do Demei para ser exposta junto a Usina Velha.

Segundo a diretora do Museu, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, "sob os olhares de diversos fotógrafos, dentro os quais Eduardo Jaunsem, Família Beck e Germano Gieseler, o público poderá contemplar flagrantes captados a partir da década de 1920 durante a construção da primeira usina hidrelétrica de Ijuí, catástrofes naturais como secas, enchentes e vistas da Usina Velha no decorrer dos anos". Da Usina do Passo do Ajuricaba as fotos retratam a sua construção na década de 1950 e sua inauguração em 1959.

A exposição está disponível até sábado a noite, no CTG Clube Farroupilha. A entrada é gratuita.


Últimas notícias

Festival Nativista Canto de Luz - 12ª edição

Música Marca e Sinal é a grande vencedora do 12º Canto de Luz


Festival Nativista Canto de Luz - 12ª edição

Lamparina premia melhores intérpretes da 8ª edição


Festival Nativista Canto de Luz - 12ª edição

Conheça os finalistas da 12ª edição do Canto de Luz


Edições Anteriores

Mais informações

O Festival Nativista Canto de Luz é um evento realizado pela Prefeitura de Ijuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Cultural Canto de Luz, com apoio das forças vivas da comunidade.

Local: Sociedade Ginástica Ijuí – SOGI, Ijuí (RS)

E-mail:

Fone: (55) 3331-8200

© Todos os direitos reservados, 2024. Login

Votação do público está aberta!

Participe da nossa votação online !